Ciência & cultura, ciência & arte, ciência & política, ciência & sociedade, ciência & não-ciência... enfim: ciência & crítica

sábado, 2 de abril de 2011

História da força, da simpatia mágica à física quântica

"Conceitos de força:
estudo sobre os fundamentos da dinâmica"
Max Jammer
Editora Contraponto (2011)
Muitos conceitos científicos têm raízes na não-ciência. O de força é um dos mais interessantes, pois sua "genealogia" pode ser traçada até às noções de simpatia da magia ocidental medieval e da filosofia grega antiga - que é justamente de onde veio o termo "simpatia" com o significado usado na magia, de princípio intermediador de influências entre partes distantes do mundo.

O que me atraiu neste livro foi o fato de um assunto assim estar sendo tratado por um autor notoriamente amante da precisão, que sustenta suas afirmações com uma profusão de referências e que possui grande conhecimento de física e de filosofia e história da ciência. E mais, que não restringe a história da ciência à ciência como a conhecemos hoje, mas faz questão de destrinchar suas raízes pré-científicas.

É claro que isso não significa que os conceitos científicos atuais possam ser identificados com noções esotéricas e místicas, como querem muitos "novaeristas" modernos. Isso seria ignorar todas as transformações que os conceitos sofreram ao longo da história! Simplesmente significa reconhecer o óbvio: que a origem da ciência está na não-ciência.

Na verdade, este foi o primeiro livro que fez uma análise histórica abrangente e uma investigação crítica do conceito de força na física, segundo o próprio Max Jammer. Foi publicado pela primeira vez em 1957 e teve sucessivas revisões pelo autor (muita coisa aconteceu na física de lá para cá!). Faz parte de uma série de quatro livros semelhantes, sendo os outros sobre espaço, simultaneidade e massa. A tradução do primeiro para o português já foi publicada pela Contraponto e as dos dois últimos o serão em breve.

A análise vem desde as antigas culturas egípcia e mesopotâmica e chega até a física moderna. Há tanta ênfase na fase pré-científica como na científica - Newton, autor do conceito de força como entendemos hoje na física, aparece apenas no capítulo 8. O nível é um pouco elevado. Jammer costuma escrever para físicos. De fato, os últimos capítulos contêm até equações diferenciais - mas a primeira metade do livro é muito mais acessível para quem não é físico. E, creio, extremamente interessante para quem se liga nesses assuntos.

Conteúdo:

1. A formação dos conceitos científicos
2. A concepção de força no pensamento da Antiguidade
3. O desenvolvimento do conceito de força na ciência grega
4. Conceitos de força na mecânica pré-clássica
5. A conceituação científica de força: Kepler
6. A "força" e a ascenção da mecânica clássica
7. O conceito newtoniano de força
8. O conceito de força nas interpretações teológicas da mecânica newtoniana
9. Dinamismo: Leibniz, Boscovich, Kant, Spencer
10. Teorias mecanicistas da força (gravitação)
11. A crítica moderna ao conceito de força
12. O conceito de força na ciência contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário